Relatório Semanal do Mercado Audiovisual – 08/04/2016

8 de abril de 2016

Bilheteria Brasil 31/03 – 03/04

    Batman vs Superman – A origem da Justiça, liderou pelo segundo final de semana consecutivo. O longa arrecadou cerca de R$ 23,2 milhões, o que representa uma queda de 43% em relação ao último final de semana, ultrapassando R$ 81 milhões de renda acumulada.

     Os dez mandamentos superou R$ 114 milhões de renda acumulada em sua décima semana em cartaz.

MI 08-04-16

Fonte: Filme B

     O mercado cinematográfico brasileiro experimentou aumentos expressivos de renda e público em março de 2016. O mês obteve arrecadação de R$ 236,1 milhões, o que representa um crescimento de 59,9% em relação ao mesmo mês de 2015.

     Os três primeiros meses do ano ultrapassam R$ 738 milhões de renda acumulada e 55 milhões de bilhetes vendidos, respectivamente 30% e 27,1% a mais que o mesmo período de 2015. A alta foi impulsionada principalmente pelos resultados dos títulos nacionais, que subiram 178% em público e 158% em renda.

Bilheteria EUA 01/03 – 03/04

     Contrapondo-se a abertura expressiva, Batman vs Superman – A origem da Justiça, teve uma queda de 69,1% em sua renda, acumulando R$ 260 milhões de renda nos EUA. Este resultado coloca o longa na 84° posição no ranking de maiores bilheterias globais de todos os tempos.

ME 08-04-16

Fonte: Filme B

Mercado

     Desde janeiro de 2015 a DreamWorks está sob um plano de correção de rumos, após sucessão de filmes com resultados abaixo das expectativas. Como parte do plano, a empresa reduziu de 3 para 2 lançamentos de longas ao ano. Isto porque a competição intensa do circuito e a dificuldade de encontrar boas datas de lançamento dificultam o alcance de sucesso em um longa. Além disso, a companhia criou uma joint venture com parceiros chineses, tendo “Kung Fu Panda 3” como primeiro grande projeto, com 60% da produção feita nos EUA e 40% na China. Como resultado das mudanças, as receitas da empresa em 2015 mais que dobraram em relação a 2014.

     Verizon, companhia de telecomunicações americana, pagará $159 milhões na aquisição de 24,5% da AwesomenessTV, empresa de mídia focada no público jovem. Com o investimento, a AwesomenessTV valerá aproximadamente $650 milhões. A DreamWorks Animation adquiriu a companhia em 2013 e continuará como acionista majoritário com aproximadamente 51%, enquanto a Hearst, empresa de comunicação americana, terá 24,5%.

     Em fevereiro de 2016 as empresas Banijay Group e Zodiak Media finalizaram sua fusão, tornando-se uma das maiores produtoras do mundo, com aproximadamente US$ 1 bilhão de receita. Após a conclusão da transação, a Vivendi adquiriu 26,2% da Banjay-Zodiak. A aquisição está dentro da meta da Vivendi de se tornar a maior foça no mercado global de TV, filmes e conteúdo digital.

     Após anos de esquecimento entre as décadas de 1990 e 2000, o mercado italiano está experimentando uma explosão de energia criativa. “Mostramos ao mercado que estávamos dispostos a assumir riscos em um ambiente que não só tinha acesso a talentos, como também tinha 20 anos de projetos que foram engavetados” disse Andrea Scrosati, chefe de conteúdo do Sky Italy, empresa de televisão digital via satélite. Hoje, o país é considerado hot territory, com sucessos como “Gamorrah” e “The Young Pope”. A série Gamorrah, sobre a máfia napolitana, está presente em 120 territórios e a produção em língua inglesa “The Young Pope” é uma colaboração entre Sky Italy, HBO e Canal Plus.

     Yahoo fará stream de 180 jogos da Liga americana de Baseball em 2015. A companhia continua com a estratégia de ter esportes ao vivo em sua lista de mídias.

     O gigante de e-commerce chinês Alibaba completou a aquisição do South China Morning Post, jornal líder de Hong Kong em língua inglesa, e assumiu o controle da Youku Tudou, gigante de vídeo streaming.